Vivemos em uma busca constante pela sobrevivência, por qualificação, por um emprego melhor, por uma vida melhor. Esta busca nos faz sentirmos cansados, mas o pior de tudo é o sentimento de falta. Sempre está faltando alguma coisa, por mais que trabalhemos, por mais dinheiro que ganhemos, a maioria das pessoas está no limite. Então, como lidar com esta busca ao inalcançável? Abaixo transcrevo uma entrevista com Randolph Brennan, um famoso guru do mercado de trabalho, que fala sobre questões que talvez nos façam compreender alguns dos dilemas da vida:
Pergunta 1) AINDA É POSSÍVEL SER FELIZ NUM MUNDO TÃO COMPETITIVO? Resposta = Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito a aprender. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem consegue aproveitar agora os frutos de seu trabalho.
Pergunta 2) O PROFISSIONAL DO FUTURO SERÁ INDIVIDUALISTA?
Resposta = Ao contrário. O azar será de quem ficar sozinho. Porque, se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a se levantar.
Pergunta 3) QUE CONSELHO O SENHOR DÁ AOS JOVENS QUE ESTÃO ENTRANDO NO MERCADO DE TRABALHO?
Resposta = É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atiratos em uma fogueira.
Pergunta 4) E PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE TÊM CHEFES CENTRALIZADORES E PERVERSOS?
Resposta = Muitas vezes, os justos são tratados pela cartilha dos injustos. Mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, será incapaz de dominar a própria respiração.
Pergunta 5) O QUE É EXATAMENTE SUCESSO?
Resposta = É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir ele estará acumulando ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.