Agora nos aproximamos de uma encruzilhada: como isso se aplica na vida deles? E na minha? Como a preocupação com a qualidade, com a ética e a estética, com o conteúdo e a forma pode ser aplicada às atividades da igreja?
E agora, Frank?
Findo o livro, os meninos vão perceber que o mais difícil não terá sido a leitura em si, com todas as suas referências históricas. O pior ainda vem: como fazer uma ponte entre a nossa leitura e nossa vida? Qual o papel da arte na igreja? Qual o papel da arte comigo fora da igreja?
Semana que vem, vamos conversar sobre isso. Espero ver "question mark faces" em todos os rostos. Quero vê-los na dúvida, dando respostas que não vão satisfazê-los. Esse é o ponto perfeito pra atuação do professor: o momento breve da desequilibração, quando as verdades são questionadas e a mente se posiciona como um gato se preparando pra perseguir uma fitinha.
Somente depois que estivermos nesse ponto, vamos assistir a "O clube de leitura de Jane Austen". Mas antes, vou perguntar a eles:
- qual a arte em foco no filme?
- qual o papel dessa arte na vida dos personagens?
- como os personagens se observam uns aos outros e a si próprios?
- qual a importância dessa arte pro desfecho de cada personagem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário