Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Você foi feito para isso! [3]

Vivemos em uma busca constante pela sobrevivência, por qualificação, por um emprego melhor, por uma vida melhor. Esta busca nos faz sentirmos cansados, mas o pior de tudo é o sentimento de falta. Sempre está faltando alguma coisa, por mais que trabalhemos, por mais dinheiro que ganhemos, a maioria das pessoas está no limite. Então, como lidar com esta busca ao inalcançável? Abaixo transcrevo uma entrevista com  Randolph Brennan, um famoso guru do mercado de trabalho, que fala sobre questões que talvez nos façam compreender alguns dos dilemas da vida:



Pergunta 1) AINDA É POSSÍVEL SER FELIZ NUM MUNDO TÃO COMPETITIVO?
Resposta = Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito a aprender. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem consegue aproveitar agora os frutos de seu trabalho.

Pergunta 2) O PROFISSIONAL DO FUTURO SERÁ INDIVIDUALISTA?
Resposta = Ao contrário. O azar será de quem ficar sozinho. Porque, se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a se levantar.

Pergunta 3) QUE CONSELHO O SENHOR DÁ AOS JOVENS QUE ESTÃO ENTRANDO NO MERCADO DE TRABALHO?
Resposta = É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atiratos em uma fogueira.

Pergunta 4) E PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE TÊM CHEFES CENTRALIZADORES E PERVERSOS?
Resposta = Muitas vezes, os justos são tratados pela cartilha dos injustos. Mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, será incapaz de dominar a própria respiração.

Pergunta 5) O QUE É EXATAMENTE SUCESSO?
Resposta = É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir ele estará acumulando ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.
Mas o tal guro não existe, este é um trecho de uma crônica de Max Gehringer reproduzida pela rádio CBN e registrada no livro Clássicos do Mundo Corporativo [pág. 108]. No texto, Max Gehringer revela que as respostas as estas pergunta foram dadas por Salomão, em seu livro Eclesiastes. Segundo Salomão, toda esta busca é correr atrás do vento. Fama, dinheiro, notoriedade, prazes tudo isto é VAIDADE, diz o pensador. Desta forma chego a constatação que de fato não fomos criados apenas para uma busca egoísta por satisfazer nossos desejos. Então para que Deus lhe criou?

Pode parecer uma resposta ousada, mas não tenho dúvida em dizer que Deus deseja que façamos parte de seu projeto para a humanidade, ele deseja que sua missão para humanidade seja a nossa. É muito fútil chegarmos ao final do dia ou da semana e dizermos apenas: 'levantei um muro como ninguém', 'escrevi um programa de mais de 5 mil linhas de código hoje', 'bati meu record de vendas', 'escrevi mais um artigo para mais um congresso', 'levei minha equipe a excelência'. Seja lá o que você faça, acredito ser mais gratificante dizer: 'Hoje eu trabalhei em equipe com Deus'. Fui um agente de mudança para o mundo, para as pessoas, não apenas do ponto de vista material, pois isto, seria apenas vaidade e correr atrás do vento.

Jesus deixou claro o desejo de Deus que nós fizessemos parte da transformação do mundo, em algumas das suas palavras quando:
  • Ele disse que deveríamos amar ao Senhor nosso Deus, de todo nosso coração, alma, mente e força, e ao nosso próximo como a nós mesmos. Este era um convite a vivermos um amor e compaixão para com os outros da mesma forma que vivemos por nós.
  • Ele enfatizou o cuidado, a preocupação e auxilio aos oprimidos, ele construiu um novo sistema de valores.
  • Disse, tome sua cruz e siga-me, foi explícito com a necessidade de negarmos nossos desejos egoístas.
  • Ele ordenou, ide por todo o mundo e preguem o evangelho, evidenciou que nossa parceria com ele é em escala mundial, e não voltada apenas nossas necessidades pessoais.
Entramos no jogo, foi para isso que você e eu fomos feitos, não apenas ficarmos nas arquibancadas assistindo alguém fazer o que nós temos a responsabilidade de fazer. Você já deve ter sentido vontade de entrar em campo assistindo ao jogo de seu time, pois é, fazer o que os responsáveis por fazer não o fazem. Assim se sentem os anjos, quando não fazemos o que deveríamos fazer.

"A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado dos céus; coisas que até os anjos anseiam observar" 1 Pe 1.12

Davi, personagem Bíblico, não perdeu tempo correndo atrás do vento como fala Salomão, seu pai. Este fato foi reconhecido por Paulo quando diz:

"Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs" Atos 13.36

Deus não nos fez para correr atrás do vento, atrás de coisas transitórias e passageiras, mas para sermos instrumentos de serviço para a nossa geração.

Até a próxima!

[Leia também]
[Referências biblicas para as respostas]

Resposta 1
Apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a saber o que é loucura e o que é estultícia; e vim a saber que também isto é correr atrás do vento. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza." Eclesiastes 1.17,18
Resposta 2
"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante." Eclesiastes 4.9,10

Resposta 3
"Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato." Eclesiastes 7
Resposta 4
"Vi ainda todas as opressões que se fazem debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem que ninguém os consolasse; vi a violência na mão dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos. Pelo que tenho por mais felizes os que já morreram, mais do que os que ainda vivem;"  Eclesiastes 4.1,2 
Resposta 5
\"Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. Grave mal vi debaixo do sol: as riquezas que seus donos guardam para o próprio dano." Eclesiastes 5.12,13

2 comentários:

  1. Já havia ouvido esse comentário do Max Gehringer e confesso que estava stisfeito com o resumo, mas, sua análise foi muito mais profunda, fez surgir as dúvidse exclarecimentos do para o texto de Max e muito mais.
    Mas que nunca acho o nome Bússola adequadissimo.

    ResponderExcluir
  2. André obrigado por sua audência fiel!

    ResponderExcluir

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails