Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Qual é o seu talento? [2]

Você tem um talento? Quando escuto esta pergunta penso logo no meu violão, ele é um talento, mas confesso que eu não, não propriamente eu, mas quero dizer os dois juntos. Insisti durante minha adolescência em querer tocar violão e até que consegui tirar algum som dele, mas nem de longe chego próximo do talento de alguns amigos que encontro praticamente semanalmente, o som do violão bem tocado é um bálsamo para alma, faz me sentir mais próximo do divino. Cantei em coral de igreja, o que foi menos frustrante, pois tinha muita gente entoada do meu lado e obviamente eu procurava cantar mais baixo. Mas um dia, alguém me disse percebi que cantar ou tocar, ou os dois juntos, não era meu talento, foi um alívio para mim e para meus ouvintes, procurei me conhecer melhor e tentar fazer outras coisas.


No SBT tem um programa cujo nome é "Qual é o seu talento?" onde alguns personagens interessantes se apresentam,   alguns bizarros, mas outros revelam verdadeiros talentos como Felipe Cachopa, veja o que este rapaz faz com as mãos:

 

Após vermos um vídeo como este temos a impressão de que este talento já nascemos com ele, mas não é bem assim. Segundo o dicionário web temos a seguinte definição para talento:

"Aptidão invulgar (natural ou adquirida); engenho: possui talento para o magistério.
Indivíduo engenhoso, de habilidade ou capacidade incomuns: é um talento de primeira ordem."

É obvio que temos aptidões ou talentos naturais, ainda que você não os reconheça, podem e devem ser desenvolvidos. Mas o fato é que, se não 'nascermos' com um talento não estamos condenados a morrer sem ele, podemos desenvolvermos uma habilidade que desejamos ter, embora este desenvolvimento possa demandar um esforço maior para alcançar o mesmo nível de quem já tem um talento natural. Deus preparou talentos naturais para cada criatura, precisamos apenas identificá-los e desenvolvê-los. Paulo [o apóstolo] fez uma metáfora do corpo humano com a igreja, onde cada membro tem suas aptidões naturais:

"Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria." Romanos 12.4-8

Deus dotou a cada um de nós com habilidades e talentos naturais, que podemos utilizar tanto para o benefício de quem está ao nosso redor como para nós mesmos. Pense um pouco: o que você gosta de fazer e faz da melhor maneira possível? O que lhe diferencia dos outros em seu trabalho, estudos, vida cotidiana, etc., lhe deixando um pouco “na frente” deles? Essas provavelmente são as habilidades pessoais que você possui! E Deus espera que você as utilize para o serviço ao próximo e para a glória d´Ele (I Cor. 10:31). 

A Bíblia nos mostra homens com as mais variadas habilidades, que os diferenciava de todo o povo, para realizarem tarefas específicas (Gên. 4.20-22 /Ex. 35.31-35 / II Crôn. 2.13,14 /Mat. 4.18,19 /Atos 18.1-3). E você? Cozinha bem? É hospitaleiro? Gosta de ajudar o necessitado, visitar os doentes? Aconselha os que estão aflitos? Gosta de cantar? De ensinar? Conserta algum tipo de equipamento? Constrói? Tem facilidade em montar, criar, produzir algo? Interpreta bem textos? Gosta de compartilhar da sua fé? De conversar e dar atenção aos idosos? Talvez cuidar de crianças? Gosta de computadores? De navegar na Internet? Na verdade, posso usar qualquer uma dessas habilidades para demonstrar meu amor a Deus servindo a outras pessoas, e também usá-las para a edificação do corpo de Cristo (Efésios 4.12,16). Quando coloco em meu coração o desejo de usá-las, tenho a certeza que faço a minha vida realmente valer à pena, pois é para isso que estamos aqui.

Existem muitas outras habilidades ou talentos que não citei aqui, que podem ser mais comuns ou mais raras, mas que foram dadas por Deus, e você o que está fazendo com isto? Escondendo?

"Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: 'Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence'”. Mateus 25.24-25

Cantar? Prefiro ensinar. E você o que prefere?

Até a próxima.

[Leia também: Faça para Deus com se fizesse para seu patrão]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails