Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Conspiração de Natal

MANO-ALTRUISMO-ESP-e1376023612814Por Carlos Bezerra Jr. [via Pavablog]
Há uns dois anos, um grande amigo chamado Shane Claiborne escreveu sobre uma experiência inusitada que havia vivido em um Natal, na Filadélfia (EUA). Cansado do frenesi consumista que toma conta da festa, ele buscava, junto com alguns amigos, outra forma de celebrar o nascimento de Jesus – que, nas palavras dele, parecia ser comemorado com uma competição para ver quem mais gastava e comprava coisas desnecessárias para quem já tinha o que precisava.
Como a lógica do Reino é sempre a de subverter os valores desse mundo, aqueles irmãos oraram pedindo criatividade ao Pai: queriam fazer algo que invertesse a lógica dos nossos tempos. E passaram, então, a colocar em prática uma “santa conspiração”. Aquele Natal tinha de ser comemorado de outro jeito, diferente desse das empresas que doam cestas básicas em massa ou dos atos de puro voluntarismo. De uma forma que reforçasse o que há de mais precioso nessa data. O espírito de doacão, de entrega, de generosidade, de amor.
Shane e seus amigos se reuniram e fizeram uma lista de vizinhos, conhecidos, conhecidos de conhecidos… Gente que havia passado por uma dificuldade específica naquele ano, como a perda da casa num incêndio, a morte prematura de um filho, a perda de um emprego etc.  Então, avisaram a cada uma das famílias listadas que elas receberiam uma visita especial na noite de Natal.
Chegada a noite de Natal, se espalharam pela vizinhança, visitando cada casa selecionada, entregando um assado especial, uma comida caprichada feita por eles e cantando uma música natalina. Junto com isso, um pequeno envelope que deveria ser aberto depois que saíssem. Dentro do envelope, uma boa quantia em dinheiro e um bilhete que dizia: “saibam que vocês são amados.”
Enquanto redijo esse artigo, imagino:  e se cada igreja da cidade fosse uma “célula revolucionária” do amor, fomentadora dessas conspirações? Se cada templo fosse um lugar de inspirar gente a espalhar amor pela cidade, proporcionando abraços aos mais pobres e aos que estão vivendo momentos de dor, solidão, tristeza e privações?
Por isso, faço uma sugestão: pare, pense, reflita. Faça uma ação anônima de generosidade. Peça a Deus criatividade. Estimule outros irmãos a fazerem o mesmo. Natal é tempo de conspiração, de subversão, de anúncio da chegada do Reino. É tempo de dizer que o mundo será governado por uma criança. É tempo de dizer que é possível ser gente de um jeito diferente, porque Ele nasceu e viveu entre nós pra nos mostrar como é ser gente do jeito que Ele planejou. É tempo de dizer que outro mundo é possível. Que o Espírito Santo nos livre do Natal do papai noel e nos mova à conspiração da manjedoura!
Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails