Publicado no Brasil Post [via Pavablog]
Quantas vezes você já ouviu de alguma tia nas festas de família: “Você é uma garota encantadora. Por que não está casada?”. Irritante, não? Pois foi exatamente por estar cansada de ouvir sempre este mesmo comentário que a fotógrafa americana Suzanne Heintz lançou o projeto“Life Once Removed”.
Suzanne decidiu comprar um marido e uma filha de plástico para criar situações “tipicamente” familiares e fotografá-las a fim de criar um falso álbum de família. A iniciativa foi tomada depois que a mãe dela disse: “Susy, não existe ninguém perfeito lá fora. Você só precisa escolher alguém, e sossegar”. Ela logo respondeu: “Mãe! Não é simples como sair e comprar uma família! Eu não posso fazer isso acontecer!”. Ou seria? Foi aí que ela encontrou um jeito todo particular de confrontar a pressão social sofrida pelas mulheres de “certa idade”.
“Eu pensei que era hora de tornar essa bobagem pública, porque essa noção de insuficiência não é apenas sobre mim, nem exclusivamente sobre as mulheres em relação ao casamento. É sobre qualquer pessoa cuja vida não parece ser do jeito que ‘deveria’”, escreveu ela na descrição do projeto.
As fotos começaram a ser feitas na própria casa de Suzy. Depois o projeto ganhou as ruas e até pontos turísticos de Paris. No fim, virou um vídeo divertidíssimo…
“Eu tenho o direito de decidir como a minha família deve parecer.”
É isso, Suzy!
Nenhum comentário:
Postar um comentário