Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Se não está na Bíblia, onde está?



Zé Luís

-A Bíblia tem resposta para todas as perguntas... - disse o velho pastor, no que respondeu o galhofeiro:

-Então diz em que página ensina a programar em Cobol...

Sim. É trágico informar que, dentro desse contexto, o livro conhecido como Bíblia não possui todas as respostas para todas as perguntas imagináveis.

A Bíblia e uma junção de livros que contam uma história. Embora a ordem posta faça sentido, eles foram escritos em séculos diversos, por autores diversos, das mais variadas influências, e seu relato revela como Deus age e pensa em relação à existência por Ele criada: seus Caminhos revelados, seus propósitos com suas criações, sua Natureza, o fim de todos os ciclos. Enfim: TUDO.

Todo homem é uma criatura especial, dotada – em potencial - de raciocínios e escolhas, compreensão e linguagem, humores, paixões e uma infinidade complexa de combinações que fazem de cada um algo único, específico, insubstituível.

Paulo defendia que os gentios, nome dado àqueles que não tinham a Lei Mosaica como código moral e direito hereditário, não tinham realmente as tais ordenanças judaicas, mas em seu íntimo, eram dotados de uma consciência que era capaz de contar-lhes o quanto estavam mortos naquilo que os judeus chamavam “pecado”, mesmo nunca tendo peregrinado no deserto com Moisés.

“Examine o homem a si mesmo” ordenou o mesmo apóstolo, confiando aos que comungavam em Cristo o poder de avaliarem-se diante de uma ação tão solene quanto era a ordenança da Ceia. Não havia a necessidade de homens serem interpretados ou entrevistados: a ele mesmo era incumbido o exercício de avaliar-se, ainda mais quando neste habita Aquele que constrói universos.

Quais perguntas ficariam sem resposta quando sabe-se que a Bíblia apresenta o conhecimento do Altíssimo para dentro da própria alma?

Dia desses, Vint Cerf, um dos pais da Internet, declarou que a rede mundial não é um direito da humanidade, e dentro de seu raciocínio, ele está correto: A rede é uma ferramenta, um meio, um veículo. O direito de divulgar pensamentos, sim, é um direito da humanidade. No passado, em algum lugar das Américas, alguém pode ter pensado que ter um cavalo era um direito humano universal e primordial, mas hoje, esse direito seria um estorvo. Fosse no Oriente Médio, o mesmo "direito"  exigiria um camelo, mas o que fazer com um bicho destes em plena Avenida Paulista? Essas coisas não são universais...

A Bíblia contém respostas para a humanidade sobre a relação tempestiva entre o homem e o seu Criador, sobre o Amor e a Ira que Ele nutre pelo que se faz e o que se é na Terra, mas não tem como foco detalhar sobre o carburador do Opalão 4 canecos 1974, mesmo porque, daqui 100 anos, um cético perguntaria o significado daquele item (a verdade é que já nos dias de hoje, o tal carburador nem é mais fabricado!).

Um Deus atemporal escreve à sua criatura para que esta não fique sem referência de como voltar para casa, com o cuidado de não sinalizar com coisas de época que dificultem o entendimento, usar desimportâncias que desviem o foco principal de seu desejo. Se Ele sugerisse que as Escrituras fossem registradas apenas em papiro, como em certas épocas era costume, hoje teríamos um problema sério nas mãos!

Se já temos confusão na contextualização de certas normas essenciais para a sobrevivência no deserto por exemplo, tanta discórdia em discussões sobre detalhes aplicáveis apenas aquela condição local, diga-se lá se fosse tratar de cada detalhe dos costumes de época, ou como se cavalgar em um dromedário.

É bom lembrar que o cabelo que serve como véu em Corintho, na África, sem chapinha, seria um problemaço, que a guarda de um dia de descanso mundial não cabe mais em um mundo que depende do trabalho humano para manter cidades operacionais...

O vazio da alma do homem é respondido quando você entende o que vai contido ali, e isso vai bem além da necessidade de entender como se programa em Cobol. Posso garantir, porém, que esse tipo de conhecimento fica muito mais fácil quando se conhece a Deus - através de sua Palavra . Daí se percebe o quanto pode-se saber quando se anda com Ele.


vi no Genizah  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails