Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Somos um", uma mutilação na alma

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRCoWAbtW-TK_Onr2clRthHpky2WH8RRpMhmgMhJuq9i-WQVGQvQw
Foto do blog de Daniel Lucho

Vejo muitos casais cristão se orgulharem em ter um único perfil em redes sociais, compartilharem a mesma conta de e-mail, dividirem a mesma escova de dentes (hunng!). Nas redes, têm aquela fotinha padrão de rostinho colado e identificação tipo "Zé e Maria". Justificativa: "somos um". OK! Me respondam algumas perguntas:

- Vocês nasceram juntos?
- Moraram nos mesmos lugares antes de "serem um"?
- Tiveram e/ou têm os mesmos amigos (r)estritamente?
- Leram os mesmos livros?
- Gostam dos mesmos filmes?
- Pensam do mesmo jeito?

É obvio que são perguntas esdrúxulas, mas se suas respostas foram "SIM" para a maioria das perguntas há uma grande possibilidade que estejam se enganando ou se anulando, jogando parte de sua história, amigos e hábitos que haviam antes do "somos um".

Se suas respostas foram "NÃO", então não faz sentido terem um único perfil nem compartilharem a mesma conta de e-mail, em última instância até aceito a divisão da escova de dentes (hunnnnnnnnngggg!).

Vejo pastores e cristãos de uma maneira geral, atacando o facebook e a internet em toda sua pluralidade, como sendo a causa dos fracassos e conflitos nos casamentos e degeneração familiar, pergunto, não deveríamos nos preocupar em fortalecer as relações, a confiança e o respeito? Ah! Vendamos o sofá que foi testemunha da luxúria a fim de evitá-la (gritam os fariseus), faz sentido isso?
Compreendo plenamente que todos nós carregamos hábitos, experiências e até mesmo doutrinas que moldaram o que somos hoje, e compatibilizar esta convivência é a arte do casamento, que não vejo receita, não há padrão, e quem tentar padronizar isto acabará cometendo uma mutilação na alma, anulando-se ou anulando o outro.

"Somos um" alimenta na verdade um disfarce farisaico que insistem em chamar de cumplicidade, quando na verdade se tornou um "acordo" velado de "nos" vigiarmos, vigiarmos o sofá.

Devemos ser um vetor, apontar para o mesmo alvo, caminharmos a mesma estrada, mesmo que nem tudo que desperta atenção e interesse coincidam com o do outro. O amor não é anulação, é aceitação da individualidade, da personalidade e espaços um do outro.

Ser um, não é um sonoro "só vai se for comigo, afinal, somos um", se assim é, não esqueça de levar a coleira e focinheira.

Ser um, liga a alma, e não a mutila, constrói um amor que as diferenças não são ignoradas, são aceitas.

Ser um, cria um amor tão livre que você sabe que são um do outro, haja o que houver, estejam onde estiverem.

Ser um, entende que conflitos surgirão, mas também passarão.

Ser um, é ser como Deus.

2 comentários:

  1. Muito interessante o texto. Cada pessoa deve ter o seu espaço, sua individualidade. Se tornar um só é exagero e anulação. O que é preciso é ter respeito.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, pior ainda quando consideramos de fato o "somos um". Sempre serão duas pessoas distintas. Quando Deus cita o "serão um" certamente está falando de filhos, esses sim são uma só carne de duas pessoas, não há como separar. Casais são sempre separáveis, de uma forma ou de outra.

    ResponderExcluir

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails