Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Caso de excepcional acorrentado em clínica causa comoção na Holanda

Considerado violento e imprevisível, Brandon van Ingen, de 18 anos, não vê a luz do sol desde 2007 e vive acorrentado.



Imagens de Brandon acorrentado foram mostradas pela TV holandesa
Imagens de Brandon acorrentado foram mostradas
pela TV holandesa (Foto: Evangelische Omroep )
O caso de um jovem excepcional mantido preso à força em uma clínica psiquiátrica vem provocando uma polêmica na Holanda desde que foi revelado em um documentário divulgado por uma das principais redes de TV do país.
Brandon van Ingen, de 18 anos, não vê a luz do sol desde 2007. Por recomendação médica, ele vive atracado à parede de seu quarto em uma clinica psiquiátrica, na cidade de Ermelo, no centro da Holanda.
De acordo com o laudo médico da clínica, Brandon é violento e imprevisível, por isso tem de vestir, 24 horas por dia, um colete fechado à chave que é preso a um cinturão atracado à parede.
"Estamos constantemente buscando alternativas médicas, mas atualmente a medida é a melhor para a sua própria segurança e para a dos funcionários da clínica", afirmou o gerente regional da instituição, Frank van de Linden. "Todas as sugestões de como tratá-lo de outra maneira são bem-vindas."
O caso chegou ao Parlamento do país, que convocou uma sessão extraordinária no fim de semana para discutir o assunto, com a presença da mãe do adolescente e da secretária-executiva do Ministério da Saúde, Marlies Veldhuijzen van Zanten-Hyllner.
A deputada Sabine Uitslag revelou que existem outros 40 casos similares no país e diz que é inaceitável que num país civilizado como a Holanda um método desses ainda seja aplicado.
Van Zanten-Hyllner visitou Brandon na sexta-feira e afirmou que ele deverá ser transferido para um quarto adequado, ou seja, sem mobília.

"Ele me prometeu que não vai mais quebrar seus brinquedos e que prefere sair nas fotos sem o cinto", disse a secretaria após a visita.
 
Corrente que prende Brandon a parede tem 1,5 metro de comprimento'Animal enjaulado'A reportagem sobre Brandon foi ao ar na última terça-feira na Rede Evangélica (EO, na sigla em holandês). As cenas mostravam que ele vive "como um animal enjaulado e sem poder sequer abrir a janela do quarto dele", nas palavras de sua mãe, Petra van Ingen. "Isso me causa muita dor", afirmou ela.
A emissora evangélica tomou conhecimento do caso através da denúncia de uma funcionária da clínica S Heeren Loo. A funcionária, Iris Mourats, disse que não conseguia mais conviver com a situação do rapaz.
Ela disse que, se é para viver encarcerado, Brandon deveria ser transferido para a enfermaria de um presídio "onde trabalham homens fortes (que podem contê-lo se tiver ataques de fúria), mas pelo menos ele terá liberdade de movimento".

Corrente que prende Brandon a parede tem 1,5 metro de comprimento.

O cinto que prende o jovem é ligado a uma corrente com apenas 1,5 metro de comprimento, conectada a uma estrutura de metal presa à parede. Além de fazer as necessidades fisiológicas sempre com esse cinto, ele come, brinca com bola e de carrinho. Mas "dançar alguns passos de rap e de Michael Jackson é muito difícil com o cinto", reclama Brandon.

De acordo com as imagens feitas pela família, um ritual complicado é necessário para permitir que ele assista à televisão em uma sala adjunta.

Primeiro, a porta de seu quarto é trancada pelo lado de fora, depois a chave de seu colete com três fechaduras é lançada por baixo da porta para que ele mesmo possa abri-las.
Ele devolve a chave para o funcionário que está do lado de fora do quarto e só então pode ir para o quarto ao lado assistir desenho animado. O mesmo ritual se repete quando ele retorna ao seu quarto.
Brandon tem idade mental entre 5 e 8 anos e é hiperativo, mas consegue descrever seus sentimentos, além de elaborar e formular questionamentos à família e aos especialistas sobre a razão de viver preso desta maneira.
Para ele, os pequenos passos que tem de passar para alcançar sua liberdade são muito longos. Ele se sente "um menino pequeno" e diz que quer sua liberdade para se sentir maior.
'Ele só pensa em fugir e sente que os funcionários da clinica têm medo dele, mas ele não quer ser temido', diz a mãe.

Comoção
O caso causou grande comoção na Holanda. Em muitos sites e blogs, internautas questionam as regras de procedimento em instituições psiquiátricas e pedem um tratamento mais humano em casos como o de Brandon.
O diretor da Plataforma VH, que reúne organizações de assistência a deficientes intelectuais menos agudos, critica a avaliação feita pela comissão nacional de inspeção a saúde. Há dois anos, a comissão considerou o cárcere de Brandon aceitável e atendendo as normas recomendáveis por especialistas.

De acordo com Wim Drooger, diretor da Plataforma VH, "esta situação deve ser interrompida o mais rápido possível e a legislação deve ser modificada". Drooger questiona a falta de avanços nessa área nas últimas décadas, tendo em vista a comoção causada no país por outro caso semelhante em 1988, o de Iolanda Venema, que vivia atracada nua à parede da clínica onde estava internada.

A mãe de Iolanda, Tiny Venema, que também tem participado dos debates na imprensa sobre o caso de Brandon, afirma que "por medo de represálias contra os pacientes os pais mantém silêncio sobre o sofrimento dos filhos que vivem amarrados feito animais nas instituições psiquiátricas". "Com tratamento personalizado, Iolanda teve um enorme progresso", afirma a mãe da jovem, já morta.

Para o pedagogo especialista em educação de deficientes Ad Peulen, entrevistado no documentário da EO, o caso de Iolanda Venema mostrou que existem alternativas ao tratamento de Brandon.
Segundo Peulen, com o tratamento adequado o adolescente pode se tornar, dentro de suas limitações, uma criança como outra qualquer. "Ele tem as capacidades desenvolvidas e pode brincar jogar futebol ao ar livre, como fazia antes quando ia visitar a família nos fins de semana. Se ficar irritado, tem de extravasar sua frustração de alguma maneira", disse.

Fonte: G1
Dica: @manuela_xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails