Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

domingo, 16 de janeiro de 2011

Uma ovelha, uma moeda e um filho

Fonte da Foto


Muitos dos dramas e tragédias pessoais são decorrentes de nossas dificuldades de relacionamento, desejamos que as pessoas nos compreendam, que aceitem nossas deficiencias, que usem de um perdão sem medida para conosco. Mas, quando somos nós que somos premiados com a vez de sermos benevolentes, queremos justiça, pedimos ao Pai com muito vigor que sua ira seja vista do oriente ao ocidente, para então dormirmos em paz e com a sensação que fomos vingados por Deus.

Apesar de muitos textos bíblicos do antigo testamento remeterem a um Deus, aparentemente, brutal e impaciente com o ser humano, não é este o perfil de Deus. Falaremos mais sobre isto em outro momento. Muitos esperam esta mesma atuação divina do antigo testamento seja exercida hoje, esquecendo-se de que o processo de revelação e de relacionamento entre Deus e o homem foi evoluíndo até que a plenitude desta revelação ancorasse em Cristo. Esta é uma esperança que se concentra em expressões como “Deus tá vendo”, “Não mexa com o ungido de Deus”, “Sou a menina dos olhos de Deus”, dentre tantas outras que carregam em si um peso de vingança.

Muitos textos na bíblia, inclusive no antigo testamento, falam do amor e da misericórdia de Deus para com o homem, mas tem um texto no novo testamento em especial, que nos revela isto da meneira peculiar de Jesus, através de parábolas, este texto encontra-se no capítulo 15 do livro de Lucas. No começo do texto, Lucas diz que as relações humanas de Jesus com as pessoas de má índole e socialmente excluídas eram recriminadas pelos religiosos e sábios de sua época, daí Jesus fala sobre três “coisas” perdidas, uma ovelha, uma moeda e um filho, e posteriormente achados, na intenção que seus ouvintes, independente da escala de valores que possuiam pudessem compreender o desejo que Deus tem em reaver sua relação com o homem.

Nos três casos, houve festa e alegria por encontrar o que se havia perdido. No último caso, particularmente, o drama familiar de um filho que pedi sua parte da herança e parti para viver sua nova vida, construir novas relações e respirar novos ares, deixando, talvez uma relação deteriorada dentro da família. Mas, a intenção de Jesus era demonstrar que mesmo aquele que está fora do padrão ou das expectativas sociais será buscado pelo seu dono, ou por aquele que o ama. Seja uma ovelha, uma moeda ou um filho, independente da escala de valor que você atribui as pessoas, elas são importantes para Deus.

Muitas vezes a igreja faz churrasquinho com as ovelhas recuperadas, negócios com as moedas encontradas, e despresa os filhos que regressaram quando não são mais novidade. Ir a igreja não faz de nós cristãos, mas ser cristão faz de nós igreja, pois todos nós em algum momento de nossas vidas vidas viviamos assim, perdidos, mas Deus nos acolheu com seu amor e compaixão e vez de nós sua igreja, a expressão viva do seu amor. Precisamos estar na nossa relação com Deus bem, para que nossas relações humanas também sejam saudáveis, e os propósitos dEle sejam cumpridos e revelados cabalmente em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails