por Nelio da Silva, no Cristianismo Subversivo
Algum tempo atrás eu não pude deixar de rir quando folheei, em uma livraria nos Estados Unidos o livro “Dez Coisas que eu Gostaria de Saber Antes de Entrar no Mundo Real” . A autora é Maria Shriver, esposa de Arnold Schwarzenegger. Eu fiquei pensando comigo mesmo: “Deixa disso Maria...” essa é uma criatura que nasceu e cresceu dentro da dinastia dos poderosos Kennedys e se casou com o maior ator de filmes de ação de todos os tempo e até já foi a primeira dama do estado da California! Deixando Maria de lado, o título do livro dela mexeu comigo e me fez pensar: "Nélio, quais são as apenas cinco – não dez - coisas que eu gostaria de saber antes de entrar neste mundo tão real?" Eis aqui o que eu realmente gostaria de saber, com toda certeza e que demorou um bocado pra eu entender a respeito desta vida:
1 - A vida não é justa.
Por que as pessoas não me disseram isso antes? Talvez elas tenham realmente me dito, mas eu não as ouvi. Aprendi que não devo levar esse ponto aqui muito a sério não; mas tenho que ser realista, afinal as Escrituras mostram, com riquezas de detalhes, relatos que evidenciam que realmente a vida não é justa.
Lição positiva:
O melhor mesmo é aceitar aquilo que vem à minha frente com a melhor atitude possível, o fato é que tenho que, continuamente, dar o meu melhor, sonhar grandes sonhos e fazer aquilo que é o melhor possível.
2 - As pessoas tem os seus favoritos.
É verdade que não é o o seu conhecimento e habilidades que realmente importa, mas quem você conhece - e as suas conexões - é que realmente faz toda a diferença! Isso porque as pessoas jogam o jogo do favoritismo. Na prática, as coisas funcionam da seguinte maneira: algumas vezes não importa se você é a pessoa mais capacitada ou tem a melhor oferta naquela licitação. As pessoas vão fazer seus acordos com as pessoas que elas realmente gostam - ou devem favores - e tambem com aquelas que lhes dão um tapinha nas costas, ou com aquelas que realmente sabem massagear outros egos.
Lição positiva:
Enquanto luto para alcançar meus sonhos, tenho que desenvolver uma forte rede de sadios relacionamentos.
3 - As pessoas vão me decepcionar.
Ser uma pessoa que faz o que diz pode ser uma bênção e uma maldição. Bênção porque sou capaz de olhar no espelho e ver a minha própria face todos os dias. Maldição porque a nossa tendência é ter uma expectativa muito alta das pessoas e certamente que as elas irão nos decepcionar porque elas são humanas, pecadoras e trazem consigo a sua humanidade depravada e como consequencia, não cumprem a sua palavra ou fazem aquilo que deveriam fazer. Eu poderia ter economizado muito estress emocional se eu soubesse disso antes de entrar nesse mundo.
Lição positiva:
Devo dimimuir em muito a expectativa que tenho das pessoas e entender que assim como elas, eu também sou falho e necessito constantemente da graça de Deus.
4 - Nem todas as pessoas querem crescer.
Ingenuamente eu achava que todas as pessoas gostariam de aprender, desenvolver e crescer. Eu imaginava que as pessoas queriam melhores perspectivas e se aprimorar naquilo que faziam. A triste realidade é que a maioria das pessoas não quer crescer. Essa é a razão pela qual existe uma coisa que nós chamamos de “média.” A maioria das pessoas querem mesmo é ficar onde elas estão.
Lição positiva:
Não posso e nem devo me conformar com a média. Deus me colocou neste mundo com um propósito, me deu dons e talentos e à semelhança da Parábola dos Talentos, vai chegar o dia em que terei de apresentar os dividendos daquilo que me foi entregue.
5 - Casamento demanda muito trabalho e disciplina.
Um bom casamento requer muito trabalho. Quando jovem você pensa: “Vou encontrar a garota dos meus sonhos e com ela viverei feliz para sempre.” O que ocorre é que você se esquece que o seu cônjuge é um ser humano e você também é, na maioria das vezes! Viver debaixo do mesmo teto com alguém que tem as suas preferências, gostos e desgostos, personalidade, intinerários, agendas e sem mencionar alvos na vida, é algo que demanda muito trabalho!
Lição positiva:
Numa relação de casamento vão haver oportunidades mil para explodir, mas é também no casamento que estão as maiores fontes de felicidade. Sempre vale a pena investir tempo e energia em retirar o que existe de melhor nesta preciosa relação arquitetada por Deus.
Bônus: a despeito de tudo que mencionei acima, vale a pena viver esta vida! Nem todas as coisas mencionadas são “positivas” ou dignas de merecimento do nosso foco, mas elas são verdadeiras. Ser positivo não significa enfiar a cabeça num buraco do chão e evitar a negatividade da vida. Ser positivo significa ser realista, compreender os aspectos negativos da vida e optar pelo otimismo. Creio que o melhor cenário é o de lidar com o negativismo – com a melhor atitude possível – e direcionar o foco naquilo que é positivo (Fil 4:8).
A vida é boa, é dom e presente magnífico de Deus e eu posso fazer com que ela seja ainda melhor. Essas são apenas 5 lições dentre tantas que a vida tem me ensinado apenas DEPOIS que entrei nesse mundo tão real.
E dai?
Bom, pelo menos aprendi essa lições e posso vivê-las pelo resto da minha vida com a maior intensidade possível! E - sinceramente - eu espero que você também as viva.
Nélio DaSilva