Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

domingo, 5 de dezembro de 2010

Qualidade de vida, ou vida de qualidade?

Foto: Mundo Sebrae
O que pode determinar a qualidade de vida de uma pessoa? Não falo de qualidade de vida no sentido de ter suas horas de sono preenchidas, praticar uma atividade física regularmente, se alimentar nos horário e alimentação adequados. Estas coisas, certamente, nos remetem a qualidade de vida. Mas hoje em dia ,  apesar de toda a promoção pela busca da qualidade de vida ainda vemos muita  gente vivendo mal e acredito que poucos se dêem ao 'luxo' de gosarem de todas ou algumas destas coisas regularmente.

Uma definição de Qualidade de Vida bem interessante que encontrei na Wikipedia foi a seguinte:

"Qualidade de vida é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundido com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis."

 Como podemos sair dos clichês e dos padrões esteriotipados? O que você deseja conquistar? Dinheriro? Comida mais barata ou mais fina? Vida livre de doenças? Ter poder sobre alguém? Sabedoria? Será que apenas isto preenche a vida de significado e de uma real qualidade? Quando tais situações nos faltam, somos condenados a viver infelizes e com a qualidade da nossa vida comprometida? 
Se formos procurar viver nossa vida buscando alcançar a plenitude de nossa humanidade através da satisfação de nossos desejos, estaremos realmente condenados ao sofrimentos, a ansiedade e insatisfação constante. Isto ocorrerá por um único e simples motivo: NUNCA TEREMOS a plenitude do desejos atendidos, pois, sempre queremos mais e mais. Além de sempre ter ouvido de meus pais que a vida é dura e difícil para a grande maioria das pessoas, dentre as quais provavelmente eu estaria inserido. Mas não podemos enchergar isto como uma sina, mas parte de uma preparação para deixarmos de nos arrastarmos com a multidão para passarmos a correr com os cavalos, estarmos a frente de toda uma geração.

"Deus respondeu: - Jeremias, se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que os cavalos? Se você não se sente seguro numa terra de paz, como é que vai conseguir viver nas matas do rio Jordão?" Jeremias 12.5

Jeremias viveu em uma época em que quase todo seu povo tinha sido levado como escravos para a Babilônia, sua cidade, seu pais e os símbolos de sua fé haviam sido destruídos. Desolação era o que ele via. Como ter ânimo, e o que dizer sobre qualidade de vida, em uma situação de desolação? Quando prestamos atenção no improvável.

A multiforme graça de Deus age no improvável, em situações onde para os olhos humanos já não existe mais graça. Age, fazendo com que compreedamos que, assim como Jeremias [vs 1.5], Deus nos conhece desde quando ainda éramos uma substância informe no ventre de nossa mãe, afim de conhecermos ele não apenas de ouvirmos falar, mas de andar com Ele assim como Jó andou [Jó 42.5].

"Eu te conhecia de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem." Jó 42.5

Paulo, o apóstolo, assim como Jeremias e Jó, estavam mais preocupados em viver uma vida de qualidade do que viver o que hoje chamamos de qualidade de vida

"São ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um diano abismo; passei em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez."  
2 Coríntios 11.23-27

Deixar que Deus cumpra o propósito dele em nossa vida nos faz compreender o valor de termos uma vida de qualidade, é viver uma vida que nada poderá nos seperar de seu amor, nem a morte nem a vida, nem anjos nem domônios, nem coisas do presente nem do passado [Romanos 8.38-39]. Da mesma forma que Deus restaurou o povo de Israel, livrando-os do cativeiro babilônico, da falta de perspectiva e insignificancia, deixando-os como que estivesse sonhando, Ele deseja revigorar nossa alma com esta esperança.

 
"Quando o SENHOR Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando. Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: "O SENHOR fez grandes coisas por eles!"De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.
Ó SENHOR, faze com que prosperemos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios. Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria!
Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita." 
Salmo 126

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails