Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

domingo, 17 de abril de 2011

O quarto mandamento

 
" Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana" Exodo 20.9

A luta pela sobrevivência, pelo sustento, por uma melhora na vida é algo que nos inquieta. Estudamos, nos especializamos, aprendemos mais uma língua, se der, até um segundo emprego. Trabalhamos de dez a doze horas, gastamos pelo menos mais duas horas no trânsito praticamente parado dos grandes centros A vida tem se tornado cada vez mais frenética, trabalhamos mais, mas nem sempre os ganhos aumentam na mesma proporção. O desânimo nos abate. Onde está o descanço? O lazer? O tempo com a família? Deus?

Domenico De Masi, sociológo italiano, conhecido como profeta do ócio defende uma relação diferente o trabalho, o lazer e o estudo. Segundo De Masi, saímos de uma sociedade industrial onde utilizavamos mais o braços e menos cérebro, para uma sociedade que passa a usar mais o cérebro e menos os braços, sem no entanto, aproveitar bem o tempo livre. Para ele, precisamos estimular a coincidência da tríplice trabalho, lazer e estudo, assim, fazer da criatividade e das relações humanas constantes companheiras.Suas reflexões sobre como lidar com o trabalho e tempo, a criatividade nasceu de sua própria overdose de trabalho.

Mas, o senso comum da população já traduz a teoria de De Masi com o dito popular, "Quem muito trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro". Já os economistas e pessoas ligadas as finanças asseguram que o melhor é fazer o dinheiro trabalhar para você do que trabalharmos pelo dinheiro, e eu concordo. O próprio De Masi cita o trecho abaixo do evangelho de Mateus em seu livro Ócio Criativo.
"Aprendei com os lírios do campo, que não trabalham nem fiam. E no entanto, nem Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles"

Pode ser que você duvide do criacionismo, mas eu creio, isto já é suficiente. A forma como foi criado podemos até discutir, mas houve um poder gerador e isso é o que de fato importa. Este poder, que eu chamo Deus, foi didático demonstrou no relato bíblico da criação que mesmo no caos, brota vida, de maneira organizada. Saímos da escuridão para à luz, da turbulência para à calmaria, e vemos estabelecido o que chamamos de Leis da Natureza. Vendo que tudo que tinha feito era bom, descansou,  Deus ficou satisfeito com tudo o que foi criado.

Deus criou o mundo em seis dias, e descansou. E nós?


Portanto, o descanso, é o complemento e a garantia dos primeiros três mandamentos, que nos leva a adoração, dando-lhe o primeiro lugar em nossas vidas. Quando guardamos os três primeiros mandamentos o fazemos no coração, no íntimo da nossa alma. Quando separamos o dia do descanso estaremos manifestando este sentimento de fé e tornaremos visível nossa adoração tornado-a um anúncio público.

UM MANDAMENTO PRA HOJE

Somos tentados a acreditar que apenas em irmos a igreja no domingo ou nos atolarmos de atividades religiosas estamos exercitando um quarto mandamento. Engano, o quarto mandamento fala de contemplação, contemplar a obra de Deus. Olhe para sua família, seus amigos, veja o mar, agradeça ao Senhor por tudo quanto ele lhe permite viver, pela Sua obra redentora. A vida nunca vai permitir que alcancemos todas as metas. Somos finitos, seremos exigidos mais e mais sempre. O Grande Criador do universo nos oferece o descanso.

“Seis dias trabalharás” diz o mandamento. Dê o melhor se si durante este tempo. O seu limite precisa ter o descanso. Este mandamento é uma parábola da vida, porque ensina que chegaremos ao fim de nossos dias e   daremos nosso último suspiro ainda pensando em coisas que gostaríamos de fazer se tivéssemos tempo.
Este mandamento nos ensina a fazer o que podemos no tempo disponível, e depois descansar.

UM MANDAMENTO PARA CONHECER MAIS O CRIADOR

Quando paramos, por um momento, de nos preocupar com nossa vida, evidenciamos o que já temos consciência mas lutamos em aceitar: NÃO CONTROLAMOS nossa vida. Ela está nas mãos de Deus.  O descanso é algo que o Criador esta determinando simplesmente, aproveitem! O sábado é uma mensagem de fé.

Dedique este dia a conhecer mais sobre Deus, e celebrar a vida.
Adão aceitou que Deus realmente havia feito uma provisão para ele na obra da perfeita da criação, e mostrou essa aceitação descansando no sábado. Nós os cristãos nos unimos a Adão para comemorar a bondade e a amorosa providência de Deus na criação, ao nos apartar-nos do ritmo incessante de nossas atividades habituais e da pressão da vida durante as horas que hoje dedicamos nos nossos “sábados” dedicando ao Senhor o que hoje escolhemos como o dia de domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails