Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Além de onde as ondas quebram

por priscila seabra, no blog: atravésdomonitor

Pra quem é nascido e criado no litoral, praia não é sinônimo de férias: deliciosamente ela nos preenche os dias todos do ano, sejam sábados de ressaca ou segundas de mau humor. Nem que seja simplesmente pela doce consciência de que ela está bem ali, ao alcance de uma caminhada, a uma passagem de ônibus, ou a um abrir de janela.

Ela, como toda natural de cidade praiana, via no mar um ente íntimo. Piscinas naturais formadas por corais não eram exatamente sua praia. Talvez fossem a praia de sua mãe, mais dada a calmarias e sossegos, ou de seus primos pequenos, pra quem o simples molhar de pés na água gelada das manhãs já era aventura suficiente. Ela, não. Era mais dada às ondas fortes vindas do mar aberto, à linha d'água lhe chegando ao peito, ao doce pulsar da vida que nunca se aplaina, às reviravoltas do coração de quem não desiste de amar.

Conhece bem as opções de quem se banha em tais águas. A primeira, de quem teme o poder de Netuno, é tentar aproveitar o banho em águas rasas da melhor maneira. Mas as ondas ali já chegam quebradas, barulhentas, batendo em nossas costas, destruindo nossos castelinhos, amarronzando a maré com a areia que se ergue histérica a cada golpe.

Não foi a opção dela. Não, senhor.


Desafiando aquele reino de água e sal, sonhava com profundidade de mergulho e de sentido, antevia um banho de carrossel, num gostoso subir e descer de cada onda ainda sem crista, virgem e suave - não menos poderosa. No processo de conquista desse reino, fazia amizade com sua rainha e se propunha a enfrentar as provas que se apresentavam simples e assustadoras: enfrentar, uma após a outra, aquelas ondas quebradas. Uma a uma, pancada por pancada, até seu posto de delícias.

Vai com a água na cintura. Onda após onda a desestabiliza. Ela cai. Engole água, engasga-se. Já venceu muitas e tem agora os olhos e a alma postos na próxima: vê que ela se ergue imponente e deve quebrar pouco antes de atingi-la; percebe que, ao fazê-lo, a queda será inevitável. Sairá rolando em meio a água, areia e sargaços, arranhada, cansada, sem fôlego e sem tempo de se recompor, pois logo em seguida certamente virá uma outra onda a estapear-lhe a nuca. Ou mesmo o rosto, dependendo de como emerja.

A onda vem assim e ela sabe. Mas não desistirá enquanto não ultrapassar a rebentação, pois é lá que seu tesouro habita: além de onde as ondas quebram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails