Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ceia contextualizada



Fernando Maciel, no Ide por Toda Web
Já não é a primeira vez que publico uma passagem bíblica contextualizada (Jesus nunca foi tocado por uma prostituta), e, tal como a outra digo que o nosso escândalo ou espanto em ver a imagem se da por conta do nosso espírito farisaico, simplesmente porque a imagem não difere em nada em seu acontecimento original a não ser culturalmente falando.
Na última ceia de Jesus com seus discípulos estão a mesa todos aqueles que religiosamente falando são excluídos, a começar pelo simples fato de que todos naquela mesa não puderam seguir um rabino, pois, não passaram pelas fases de estudos conhecidas no sistema judaico da época, “Beit Sefer” primeiro, “Beit Talmud” segundo e tão pouco pelo “Beit Midrash” terceiro nível, pois, não eram intelectualmente capazes de prosseguir nos estudos da torah, sendo assim, por exemplo os pescadores na mesa com Jesus tiveram que seguir a profissão da família mesmo por não serem capazes, sem contar os cobradores de impostos que também acompanhavam Jesus na partilha do pão e do vinho, completamente mal visto e mal quistos pelos religiosos da época.
Evidente que Jesus não estava nem um pouco preocupado por seus discípulos serem excluídos pela religião, tão pouco preocupado com o antigo ditado que diz, “diga-me com quem tu andas, que te direi quem tu és”, ate mesmo por esta conduta Jesus já tinha sido também chamado de bêbado e guloso, somente porque comia na casa e participava das festas daqueles que os religiosos nem perto queriam chegar, porém, destes Jesus convivia com intimidade.
Interessante é que na pintura de Da Vinci representando a última ceia de Jesus, a mesa esta cheia de cálices, entretanto, na palestina na época de Jesus não era bem assim, neste tipo de ceia, o vinho era dividido entre todos no mesmo recipiente, o que me faz pensar em tantas coisas, porém, quero dividir apenas um pesamento:
“Será que tal como Jesus, nós estamos preparados para dividir a mesma mesa com os excluídos pela religião, e, não somente se assentar na mesma mesa, mas, dividir do mesmo copo o vinho?”
Pense em todos aqueles que pela religião são condenados e julgados, por seu comportamento, por sua sexualidade, cor, etnia, crença e se a resposta for Não, por que então não estamos preparados?!
Acredito e tenho fé de que um dos grandes ensinamentos deste momento da vida de Jesus é que não importam as nossas diferenças, pois, elas não devem nos separar mas sim em amor nos unir.

Suas instruções naquele dia foi para que quando cearmos, dividirmos a mesa, que assim seja feita em sua memória, por isso, quando penso em Jesus neste momento me vem a mente que naquela mesa ninguém foi excluído, nem aquele que minutos depois iria trai-lo, tão pouco aquele que horas depois iria nega-lo, porém, todos puderam dividir o seu corpo e o seu sangue representados naquela ceia.
E ainda ouso pensar que tal gesto realizado por Jesus, este de dividir o pão e o vinho dizendo“este é o meu corpo e o meu sangue que será entregue por todos vocês”, queira significar que o Senhor prefere ser divido ao meio para que não haja mais divisão entre nós, pois, somos todos irmãos.
Graça e Paz a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails