Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Lista, só se for de Schindler


por Juliana Dacoregio, no seu blog
Palestras motivacionais, livros de auto-ajuda, seminários de administração e até em preleções nas mais diversas igrejas há uma dica em comum: FAÇA LISTAS.
Faça listas do que você quer para o próximo ano. Faça listas do que você deseja alcançar para ser feliz. Faça listas do que realizar, sobre o que orar, dos compromissos a cumprir. A curto, médio e longo prazos: faça listas. “Coloque seus sonhos no papel e assim terá o foco necessário para realizá-los”. Exaltam as listas como o segredo do sucesso.
Quando eu ouvia esse “maravilhoso” conselho me sentia um lixo que nunca iria conseguir coisa alguma na vida, afinal NÃO SEI FAZER LISTAS. Não sei. Simplesmente tenho um bloqueio para listas. Listofobia, talvez (psiquiatras, eis a sugestão de uma patologia a ser estudada). Já tentei. Não adianta. Minha lista acaba perdendo toda a objetividade e vira um texto chato, detalhado, cheio de pormenores. Sou subjetiva demais para colocar no papel o que quero para o futuro em forma de itens. Além disso, basta eu pensar em começar a escrever uma das milagrosas listas que chega a me dar um comichão, ansiedade mesmo… Parece que estou selando o resto da minha vida, sei lá. Mal e mal consigo fazer a lista de filmes que quero assistir.
E então, lendo essa BÊNÇÃO chamada Chuck Pahlaniuk, me deparo com a definição perfeita sobre listas. Uma luz no túnel das baboseiras motivacionais. Nem posso dizer que tirou as palavras da minha boca porque eu nunca tinha pensado nisso dessa forma. É apenas um daqueles momentos iluminados, em que você lê algo e diz ISSO! É ISSO!, e tem vontade de levantar-se e aplaudir.

“Tudo na vida se transforma em um item de uma lista. Algo a ser executado. Você começa a perceber como a vida é monótona. A menor distância entre dois pontos é uma linha reta, uma agenda, uma tabela de horários, o itinerário do resto da sua vida. Nada melhor para mostrar a linha reta daqui até a morte como uma lista.
(Chuck Pahlaniuk, em Sobrevivente)
APLAUSOS
Então fica desde já decretado que não mais me sentirei oprimida com o falácia das listas em prol do sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails