Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

domingo, 13 de novembro de 2011

O efeito pernicioso da tradição

Vivemos submersos numa solução acuosa de cultura e tradição, desde o momento que nascemos começamos a nos banhar nelas, isto é necessário e inevitável. A tradição ou cultura popular é a via pela qual os fatos ou os dogmas são transmitidos de geração em geração sem mais prova autêntica da sua veracidade que essa transmissão, principalmente quando é realizada de forma oral.


O lado bom desta transmissão de conhecimento é a sua preservação, os hábitos culturais através das tradições acabam por criar uma identidade. Por outro lado, a repetição cega e mecânica nos leva a uma alienação do que de fato importa ou a perder a razão original das ações que realizamos. Isto acontece em todos os núcleos culturais, nas famílias, nas igrejas, cidades, regiões e países.


Este vídeo não é uma afronta a fé alheia, mas apenas um exemplo do que falei anteriormente. Jesus sabia do efeito pernicioso das tradições humanas quando elas eram apenas repetidas, levadas ao rigor de uma lei. Isto existe em qualquer lugar, em qualquer cultura, em qualquer religião. Acredito que com o passar do tempo somos levados a acomodar a forma como pensamos e agimos, e daí corremos o sério risco de tornamos a tradição humana maior que o próprio homem. Talvez tenha sido por isso que o apóstolo Paulo nos advertiu para não nos conformarmos com o mundo, mas trasformá-lo através da renovação de nosso entendimento.


Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
Romanos 12.2-3

Jesus foi questionado sobre ele e seus discípulos colherem e comerem espigas de milho num sábado (dia proíbido para o serviço), mas ao invés dEle reponder ou debater sobre o que foi questionado lançou uma reflexão sobre um outro fato, o de Davi e seus soldados terem comido os pães (santificados) do templo que eram reservados apenas aos sacerdotes, logo em seguida pediu para que um aleijado viesse até o meio de todos, lançando uma pergunta ao mestres da lei e da tradição judaica: “Eu lhes pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou destruí-la?”. Logo em seguida Jesus curou sua mão. [Lucas 6]

Outra tradição judáica era lavar as mãos antes de comer (tradição, pois naquele tempo não se havia as orientações de higiene pessoal que temos hoje, portanto, não se aproveitem), e mais uma dos sabichões da lei e guardiões das tradições questionam por Ele e seus discípulos comem com as mão impuras, vejam a resposta de Jesus:

Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens. E disse-lhes: Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem às suas tradições!
Marcos 7.8,9

Jesus era especialistas em ser incoerente, pois só se consegue amar de verdade se formos incoerentes, quando não mantemos uma palavra só por que a dissemos, somos incoerentes o suficiente para nos arrependermos e colocarmos o ser humano acima das tradições e do legalismo. Somos capazes de rever atitudes e determinações, precisamos ser mais amorosos do que coerentes, só conseguiremos ser uma pessoa amorosa se formos incoerentes, o coerente é o nazista.

Um exemplo de amor incoerente, Jesus envia seus discípulos com ordens explícitas:

Jesus enviou os doze com as seguintes instruções: Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel. Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo.
Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça.
Mateus 10.6-8

Logo em seguida:

Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”. Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”.
Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”. A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!”
Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.
Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.
Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.
Mateus 15.22-28

Jesus poderia ter mantido a coerência com as ordens que tinha dado aos discípulos, não atender nenhuma pessoa que não fosse judia, mas Ele não teria dado nenhuma lição de amor aos seus discípulos. Talvez os discípulos pudessem questionar a incoerência de líder, de seu Mestre, de revelar um líder forte, que não faz uso do ditado "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Jesus quebrou a coerência com a tradição, com os padrões estabelecidos mas mantêvesse fiel aos seus princípios a sua essência de DEUS-AMOR, misericórdia e compaixão, por que Ele não tem amor, Jesus é o AMOR, Deus é AMOR.

A tradição nos leva a esquecer o essencial, mas o amor faz o essencial saltar aos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails