Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

“Não tinha ideia que se tornaria viral”, diz criador do desafio da girafa

girafa6Guilherme Tagiaroli, no UOL
O Facebook está cheio de fotos de girafas atualmente e tudo isso é culpa do neozeolandês Andrew Strugnell. Após criar um desafio por meio de um vídeo no YouTube, a ação de Strugnell se transformou em uma modinha na internet, com adesões de pessoas de vários países.
“Não tinha ideia que se tornaria viral”, disse Strugnell, em entrevista por e-mail ao UOL Tecnologia. O neozelandês conta que a ideia de fazer o desafio veio de um amigo. Depois disso, ele passou a charada para alguns familiares, até que a situação saiu do controle e atingiu internautas de todo o mundo.
Publicado em um vídeo (em inglês) no sábado (26), o desafio diz: “São 3h00, toca a campainha de sua casa e você acorda. Visita inesperada. São seus pais e eles vieram para o café da manhã. Você tem geleia de morango, mel, vinho, pão e queijo. O que você abre primeiro?”. A resposta tinha de ser dada via mensagem privada no Facebook ao Strugnell. Quando a brincadeira se tornou viral, ele criou um texto para os participantes copiarem e colarem em seus próprios perfis – assim, a resposta poderia ser dada a qualquer uma dessas pessoas. Com isso, o neozelandês criou a corrente que se espalhou pelo mundo.
Questionado se ele achava que todas aquelas “girafas” tinham mesmo errado o desafio, Strugnell ressaltou que o importante foi a adesão dos internautas. “O legal de tudo isso é que as pessoas queriam se envolver com a brincadeira, compartilhar o desafio e dizer aos amigos se eles acertaram ou não.”
Na entrevista, Strugnell falou sobre o alto nível de engajamento de brasileiros no desafio, as próximas charadas e a surpresa ao ver que uma campanha sua ganhou notoriedade internacional. Veja abaixo os principais trechos da conversa.
Neozeolandês Andrew Strugnell criou o "desafio da girafa"; ação se tornou viral na web
Neozeolandês Andrew Strugnell criou o “desafio da girafa”; ação se tornou viral na web
UOL Tecnologia: De onde surgiu a ideia de criar esse desafio? Lembra um pouco esses testes lógicos usados por companhias durante processos seletivos…
Andrew Strugnell: Eu simplesmente compartilhei algo divertido que foi passado para mim por um amigo daqui da Nova Zelândia. Eu recebi o enigma na manhã de sábado [26] e o encaminhei para familiares e amigos. Tive 80 repostas na minha caixa de entrada do Facebook em poucas horas.
Na sequência, criei um vídeo no YouTube pensando que outras pessoas poderiam também aderir a uma brincadeira que é simples e divertida. Jamil, meu amigo, sugeriu a criação de uma página no Facebook para compartilhar e reunir informações sobre o enigma.
Na manhã seguinte [domingo], comecei a perceber um tráfego bem grande de usuários na página do Facebook. Minha caixa de entrada começou a receber milhares de mensagens de pessoas enviando a resposta do desafio. Com isso, eu e meu amigo Mak desenvolvemos a página The Great Giraffe Challenge para nos ajudar a lidar com o número de requisições sobre o enigma.
UOL Tecnologia: Você imaginava que o desafio se tornaria viral?
Strugnell: Eu não tinha a menor ideia que isso poderia se tornar um viral. Eu e meus amigos ainda estamos tentando digerir o que aconteceu com a gente. Tem sido muito emocionante fazer parte de algo positivo, divertido e global.
Temos vários planos legais para o futuro, envolvendo a girafa, e não vemos a hora de poder compartilhar isso com os nossos seguidores. Estamos trabalhando em um vídeo musical.
Eu quero também mencionar o grande fluxo de brasileiros. Os usuários do país já são os que mais acessam a página.
UOL Tecnologia: Por que você escolheu a girafa para o desafio? Por que não gatos (que são bem famosos na internet) ou cachorros?
Strugnell: Eu adoro o fato de a girafa ser um animal desengonçado e quase não se fala muito dela. Nesse mês, tinha a música da raposa que fez sucesso, agora acho que é a vez da girafa!
Segundo um artigo da “CNN”, o meme da girafa foi buscado 1,6 milhão de vezes, contra 450 mil da raposa nos Estados Unidos durante um período de 24 horas. Esse fato me deixou muito surpreso, pois nas últimas semanas todos têm falado da música “What does the fox say?” [vídeo feito por humoristas noruegueses e cantado em inglês. O título traduzido significa: o que a raposa diz?].
UOL Tecnologia: Você deve ter recebido mensagens de vários países. Qual você reparou que tem sido o mais engajado?
Strugnell: O Brasil é, definitivamente, o mais participativo, e a resposta de vocês têm sido muito boa. Nós, inclusive, temos recebido montagens de girafa com tema do Brasil. Eu amaria ver uma girafa no Carnaval do Rio tornando-se viral. Também temos recebido muito contato de gente da Tailândia, Eslovênia, Portugal e Estados Unidos.
UOL Tecnologia: Você tem planos para mais desafios?
Strugnell: Eu e meus amigos estamos empolgados e vamos lançar um desafio por semana. Estamos considerando criar um aplicativo para iPhone, no qual compartilharemos enigmas, jogos, vídeos e até competições.
Eu gostaria viajar pelo mundo e apresentar um novo enigma por semana em cada país do globo.
UOL Tecnologia: Você imaginou que a campanha chegaria ao Brasil, um país que fala uma língua diferente da sua?
Strugnell: Estou muito surpreso e grato pelos brasileiros estarem amando este meme. Eu agradeço à pessoa que começou a circular a corrente em português. O vídeo original do desafio está em inglês. Acredito que alguém tenha usado a tradução automática do YouTube.
Talvez eu deva aprender português e a fazer vídeos para o público brasileiro! Estive no Rio de Janeiro em 2010 e amei a cidade. Os brasileiros com os quais tive contato foram muito amigáveis e gentis.
UOL Tecnologia: Você acha que todas as pessoas que mudaram a foto do Facebook para o de uma girafa, de fato, erraram o desafio?
Strugnell: Eu recebi mais de 26 mil mensagens sobre o desafio. Lembro de algumas pessoas dizerem que espevam terem errado para poder mudar. O legal de tudo isso é que as pessoas queriam se envolver com a brincadeira, compartilhar o desafio e dizer aos amigos se eles acertaram ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails