Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Eu sou liberal, e você?

imagem Google
O liberalismo teológico teve o auge de sua produção textual no final do século XVIII e início do século XX, seu principal foco era a relativização da interpretação e autoridade bíblica, misturando ciência, filosofia e teologia. O alemão Friedrich Schleiermacher(1768-1834) foi o precursor da teologia liberal, e um dos mais contundentes ao afirmar que Cristo não era filho de Deus, mas na verdade um grande gênio religioso. Assim, conceitualmente, liberal é aquele que não reconhece a Bíblia como autoridade final em termo de fé e doutrina.

Hoje as pessoas não sabem mais o que é ser ou não ser teologicamente liberal. Tudo aquilo que foge do nosso padrão, rotulamos como LIBERAL, como que colocando uma tarja de PERIGO, FUJA!!!

Aí vejo pessoas e igrejas sendo acusadas de "liberais", se é que podemos falar de acusação, porque recebem homossexuais...

... porque mesmo pregando contra a promiscuidade sexual, abraçam e acolhem o lascivo.

... porque mesmo pregando contra o carnaval e seus danos, não cortam do rol de membros aqueles que cedem aos prazeres da carne.

... porque mesmo pregando que o reino de Deus está próximo, não algemam as pessoas ao medo da condenação.

... porque mesmo pregando sobre graça, não incentivam o pecado sobre o pretexto da graça ser super-abundante.

... porque mesmo pregando e ensinando às crianças de maneira lúdica e criativa, não menosprezam o ensino de valores cristãos.

... porque mesmo incentivando pequenos grupos, não descarta o culto de adoração coletiva, onde todos participam de uma grande celebração ao nosso Senhor.

... porque mesmo investindo em ministros leigos, não deixam de preparar e mentorear candidatos ao episcopado.


... porque mesmo estimulando o pensamento autônomo, crítico e contextualizado, não deixam de motivar a confronta-los com a escritura.

Talvez você conheça uma igreja "liberal" assim, talvez Cristo tenha sido liberal quando não condenou aquela mulher adúltera que os ortodoxos queriam apedrejar...

... quando conversou com uma mulher samaritana contando sua vida e dando a oportunidade de conhecer o amor de Deus.

... quando entrou no templo condenando o comércio predatório em nome de Deus.

... quando sentou a mesa com cobradores de impostos e pessoas de má índole.

... quando permitiu que uma prostituta lavasse seus pés com um caríssimo perfume e os enxugasse com seus próprios cabelos.

É, talvez a cruz seja o destino para os que chamam hoje, equivocadamente, de liberais.

Talvez os dias estejam sendo abreviados por causa do amor estar tão frio em nosso meio...

Talvez eu não tenha certeza de nada, ou tenha dúvida de tudo. Mas se ser "liberal" é amar como Cristo amou, caminhar por caminhos nem sempre planos e seguros, estar disposto a confrontar aquilo que estão chamando de evangelho, mas não passa de uma maçã podre. É, eu sou liberal, e você?

Mas uma coisa eu sei, prefiro a dúvida do que chamam de "liberalismo", do que a certeza do que chamam "ortodoxia". Pois se continuarmos desta forma, em pouco tempo estaremos estourando pessoas em nome de Deus, pois matá-las, já estamos fazendo há um bom tempo.


Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails