Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

As palavras têm poder




Rodrigo Cavalcanti

Ouço ainda hoje muitos cristãos fervorosos afirmarem: 'as palavras têm poder'. Discordava, não discordo mais. De fato, as palavras têm poder, elas possuem um poder transformador inimaginável. Um poder de criar aquilo que não existia, e matar aquilo que existia. Tudo depende de como a utilizamos.

Não falo de palavras como 'tome posse da sua casa', nem muito menos de alardear 'sou filho do Rei' lhe tornará um monarca... Não falo de mágica ou de teologia declarativa, nem confissão positiva. Falo da palavra no sentido o qual realmente ela é, a representações de nossas intenções e sentimentos.

Quer criar ódio, rancor, dúvida, amargura? Use a palavra. Quer criar amor, compaixão, misericórdia e tolerância? Use a palavra. Todavia, faça tendo consciência do alcance do que está sendo dito.
"Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado" [Mateus 12:36]
Não duvide do poder da palavra, ela pode dar a vida e até mesmo matar. Não, não, não! Não estou falando de rogar praga ou maldição. Mas o dolo da palavra pode causar desânimo, falta de fé, de esperança na vida, e aí assim, causar a morte, de nos tornar mortos vivos até o dia de sermos apenas mortos. Morre-se por dentro, antes de morrer para fora.
"A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto" Provérbios 18:21
Talvez seja por isso que Tiago recomendou que tivéssemos cuidado com a língua, procurando refreia-la.
"a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero". [Tiago 3:8]
Mas nem só de males vive a palavra, fonte de vida, de conhecimento, de consolo, de cura, ela deve ser utilizada.
"As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos." [Provérbios 16:24]

Quer viver? Quer gerar vida? Use o poder das palavras adequadamente, digo mais: cuide do que há em seu coração, pois como disse o Mestre, a boca fala do que está cheio o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails