Landau, Aero Willys e outros carros cobertos na garagem do pastor. Foto: Luiz Ackermann / Extra Foto: Luiz Ackermann / EXTRA |
Entre os carros do evangélico estão um Ford Galaxie Landau 79, um Aero Willys 64 e uma Mercedes E320 importada. Entretanto, de acordo com o delegado Márcio Mendonça, da DCOD, nenhum veículo foi efetivamente comprado pelo pastor.
— Os carros são adquiridos por pessoas ligadas ao pastor, às vezes até fiéis, e doados a ele. Por que isso acontece? É estranho — afirma Márcio Mendonça.
Mercedes Benz, um dos carros do pastor: Luiz Ackermann / Extra Foto: Luiz Ackermann / EXTRA |
Testemunhas relataram à polícia que o religioso recebia dinheiro do tráfico e, em troca, entregava CDs e DVDs de cantores gospel.
A mesma estratégia foi usada pelo pastor com o apartamento de R$ 8 milhões na Avenida Atlântica, em Copacabana, onde, segundo depoimentos, Marcos estuprou algumas vítimas. O imóvel foi doado pelo empresário francês Henri Bueno, frequentador da igreja. A polícia ainda investiga o motivo desse procedimento.
Segundo levantamento do EXTRA junto a base de dados do Detran, há nove multas não pagas em nome do pastor — a maioria por excesso de velocidade. Só uma Kombi 96 foi multada seis vezes em 1998. No total, as infrações somam R$ 687,36.
A polícia também investiga os veículos registrados em nome da igreja. O Passat branco que o pastor dirigia na Rodovia Presidente Dutra quando foi preso, por exemplo, é da igreja. Esses veículos têm imunidade tributária e, por isso, o pastor não paga IPVA por eles.
— No momento, estamos mapeando os imóveis e bens ligados a Pereira e a suas empresas (a Igreja Evangélica Assembleia de Deus dos Últimos Dias, a ADUD Produções e o Instituto Vida Renovada). Sabemos que há pelo menos mais dois carros e nove imóveis em nome da igreja — conta o delegado, que também investiga empresas de fiéis da ADUD que podem ser usadas como laranjas.
Em vídeo no YouTube, o pastor mostra sua paixão por carros de luxo. Na gravação, feita durante uma viagem aos Estados Unidos, o religioso afirma ao motorista que guiava o carro onde estava: "Quero ir nas concessionárias da Lincoln e Jaguar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário