Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pedir desculpas faz mal para você


crédito da foto: flickr.com/halfchinese
Carol Castro, na Superinteressante

Tá difícil engolir o orgulho e pedir desculpas para alguém? Não se preocupe, a ciência te protege: recusar-se a pedir desculpas vai te fazer mais feliz. Ou pelo menos fortalecer sua autoestima.

A descoberta veio da Austrália. Para entender por que algumas pessoas não pedem desculpa de jeito nenhum, três pesquisadores convidaram 228 pessoas para um teste. Todos descreveram um episódio em que haviam machucado ou chateado alguém. Mas as reações, quando deram a mancada, foram diferentes: alguns chegaram a pedir desculpa, enquanto outros não fizeram nada a respeito ou se recusaram a pedir perdão. Na sequência, cada um precisou responder como se sentia em relação à atitude (corajoso, sincero, passivo, satisfeito, orgulhoso, forte e poderoso).

Quem se desculpou até pareceu mais confiante e feliz do que quem não havia tomado nenhuma atitude. Mas as pessoas que se recusaram a pedir perdão se sentiam mais fortes do que todos: a sensação de poder era bem maior. “Quando você se recusa a se desculpar, você se sente mais poderoso. E esse poder aumenta sua autoestima”, explica Tyler Okimoto, autor da pesquisa.

Num segundo teste, outras 219 pessoas tiveram o mesmo desafio: lembre-se de quando você machucou ou chateou alguém. À pedido dos pesquisadores, um terço deles escreveu um e-mail de desculpas e outro escreveu um se recusando a pedir perdão (tipo “eu fiz isso, mas você fez aquilo, então é isso”). O restante não precisou fazer mais nada.

Assim como no primeiro teste, todos disseram como se sentiam com a atitude. O resultado foi o mesmo. Nesse caso, mais de 60% dos participantes tinham se desculpado, na vida real, pela mancada. Mas a maioria não achava tão justo assim pedir desculpa. Ou seja, não foi de coração. Foi só para amenizar a situação.

Ok, então a pesquisa diz: melhor pedir desculpas só quando julgar justo – caso contrário você vai se sentir menos ~poderoso~ e sua autoestima vai lá pra baixo. Ui.


Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails