Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

terça-feira, 19 de março de 2013

Papa Francisco deve unir católicos e evangélicos, apontam líderes cristãos

imagem: Gazeta do Povo

Andrea Mandambashi, no The Christian Post

A eleição do cardeal Jorge Bergoglio como papa pode causar um grande impacto não somente em sua igreja mas mundo religioso. De acordo com alguns líderes católicos e evangélicos na América Latina, o papa Francisco deve tornar-se um conector entre católicos e evangélicos bem como líderes de outras crenças.

O vice-presidente da Aliança Cristã de Igrejas Evangélicas da República Argentina (ACIERA), Gaston Bruno, afirmou ao The Christian Post que a eleição de Francisco deve ter levado em conta a grande presença de católicos na América Latina, bem como o grande crescimento evangélico. “É claro que esta realidade pesou de um modo determinado na decisão da eleição do novo Pontífice romano”, escreveu ele, em um email ao CP.

Entretanto, para Gaston, mesmo se a nomeação de Francisco for uma ação estratégica para fazer frente ao crescimento evangélico latino, isso não deve ser uma preocupação para os evangélicos. “Como cristãos de fé evangélica, deveremos seguir pregando o nosso Senhor Jesus”.

A América Latina responde por cerca de 40% dos 1,2 bilhão de católicos do mundo, de acordo com um estudo recente divulgado pelo Pew Research Center sobre religiões ao redor do mundo. O Brasil é o país que lidera com alguns 134 milhões adoradores e o maior país católico do mundo. Depois vem o México (96 milhões) e Colômbia (38 milhões). Argentina está em quarto lugar com 31 milhões de católicos na região.

Apesar de ostentar 432 milhões de católicos, a América Latina está experimentando um grande crescimento do Protestantismo e vendo muitos adeptos fugirem das igrejas católicas para igrejas evangélicas. Em 2010, eles eram 91 milhões de evangélicos do total da população de 546 milhões na América Latina, de acordo com um estudo feito por Jason Mandry, em sua tese de mestrado, da Faculdade e Seminário Teológico Province, no Canadá. Os países com maior concentração de evangélicos são Brasil, Chile e Guatemala.

Nesse contexto, Jorge Bergoglio pode trazer união entre católicos e evangélicos sobre questões comuns. Gaston Bruno disse que saúda o papa, em sua luta por questões como a defesa do casamento vida, entre homem e mulher, o casamento entre os padres católicos e cura da impureza sexual de alguns líderes. "Nós o saudamos, acompanhamos e oramos por sua sabedoria e graça de Deus para sua vida e gestão”, escreveu ele ao CP.

Vários outros líderes latino-americanos cristãos também acreditam que o papa será construtor de pontes ecumênicas. Jorge Berglório é conhecido como um dos principais impulsores do diálogo ecumênico e inter-religioso na Argentina.

O conhecido evangelista Luis Palau, que conhece e tem orado com Papa Francisco, disse que é grande amigo de evangélicos. "Eu me encontrei com ele várias vezes, ido para o seu lugar, nós falamos, nós oramos juntos, você sabe. Ele constrói pontes para outros grupos cristãos, como os cristãos evangélicos, o que é uma percentagem elevada na América Latina. Ele é um amigo. Ele é um amigo de verdade", disse Palau, 78, ao kgw.com.

Ruben Proetti, presidente da ACIERA disse também em declarações anteriores de que ele é amigo de Francisco por 13 anos e, segundo ele, sempre houve um bom diálogo sobre problemas em comum com as igrejas evangélicas.

Em outubro de 2012, o então arcebisbo Jorge Bergloglio falou diante de 6.000 católicos e evangélicos no estádio Luna Park, em Buenos Aires, “Jesus esteve fundamentalmente nas ruas, andava no meio de gente e fazia o bem. Ele ainda faz isso hoje, mesmo quando nós não o reconhecemos”.

A eleição de Jorge Bergoglio como o novo pontífice veio após a renúncia de Bento XVI, devido à sua idade avançada, em fevereiro de 28. O Papa Francisco será instalado nesta terça-feira durante uma cerimônia de inauguração papal na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails