Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

sexta-feira, 15 de março de 2013

Papa inspira leva de piadas entre brasileiros e argentinos



Bruno Garcez, da BBC Brasil em Londres

Nacionalidade do papa foi alvo de piadas diversas

A escolha de um argentino como o primeiro papa da América Latina rendeu uma onda de piadas entre argentinos e brasileiros nas redes sociais de ambos os países e reacendeu a velha rivalidade entre as duas nações, ainda que de forma bem-humorada.

Em sua conta no Twitter, o brasileiro Alexandre Berbe (@AleBerbe) afirmou que ''a escolha de um papa argentino foi a melhor coisa que aconteceu para a indústria de piadas no Brasil. #habemusPapam''. E não demorou muito para que elas surgissem em profusão.

Maria Graciolli (@Mari_Graciolli) brincou com supostas consequências negativas da nacionalidade do papa entre os católicos brasileiros: ''Ateísmo bate recorde no Brasil após eleição de papa argentino''.

O jornalista e ator Fernando Ângelo (@fernandoangelo_) centrou alvo na suposta fanfarronice de nossos ''hermanos'', em especial no que diz respeito ao futebol, ao dizer que ''argentinos já dizem que o novo papa é melhor do que Pelé!''.

Os alvos das piadas foram os mais diversos, entre eles, é claro, as preferências gastronômicas dos argentinos, bem como a acirrada rivalidade futebolística com o Brasil.
Futebol e churrasco

Rodolfo Chagas (@RodolfoChgs) comentou: ''O novo papa é argentino, ou seja, agora quando sair uma fumaça do Vaticano sabemos que é do churrasco''.

Em se tratando de futebol, o tuiteiro DarkRonaldo (@DarkRonaldo) debochou da escassez de títulos na recente história do país nas Copas do Mundo: ''A eleição do papa é o primeiro título internacional dos argentinos desde a Copa de 1990''. No caso, o internauta se referiu à última vez que a argentina foi vice-campeã mundial.

A suposta propensão de jogadores argentinos em cavar faltas e fazer ''catimba'' foi o alvo de Betto ''Vuohi'' Böde (@bettobode), imaginando uma Missa do Galo que se assemelharia a uma partida com jogadores argentinos: ''Papa Argentino: 'finalzin' da Missa do Galo, o papa se jogando nas escadarias simulando contusão pra missa acabar logo''.

Mario Filho (@mariofilho) fez alusões ao gol de mão marcado por Diego Maradona contra a Inglaterra na Copa de 1986: ''Segunda medida do papa argentino: Vale gol de mão''.

A blogueira Mafê Bastos (@mellancia) satirizou em um tuíte as confusões feitas por estrangeiros que pensam que a capital argentina fica, na verdade, no Brasil: ''BINGO: Conclave na Europa só podia dar nisso: ‘Gente, vamos eleger o novo papa brasileiro, aquele, de Buenos Aires!’".

O humorista e colunista da Folha de S. Paulo José Simão alvejou nas páginas do diário a suposta fama de arrogantes de nossos vizinhos: ''É bom papa argentino, porque vai conversar com Deus de igual para igual!''.

Quem ri por último...

O professor argentino e morador do Brasil Luis Fernando Ayerbe comentou em sua conta de Facebook: "Deus está em todas partes, mas atende em Buenos Aires".

A tuiteira argentina Faith (@sunshineout) incluiu o papa entre argentinos de destaque mundial e aproveitou para tirar ''uma casquinha'' do Brasil: ''A rainha da Holanda é argentina, Messi é argentino, o papa, argentino. O Brasil segue participando”.

O humorista argentino Nik (@Nikgaturro) também foi pelo mesmo caminho ao elencar: "Maradona, Messi, Bergoglio... viram que Deus era argentino?".

O americano Dustin Luke (@TheDustinLuke), que mora na Argentina, decidiu celebrar, de forma bem-humorada, quitutes argentinos: ''Mate, biscoitos, milanesas e empanadas para todos. O papa é argentino!".

Na pesquisa, digamos, empírica, realizada pela BBC Brasil, foram encontradas mais piadas e deboches proferidos por brasileiros em relação à nacionalidade do novo papa do que piadas proferidas por argentinos.

Um sinal de que os brasileiros canalizaram sua possível inveja para o humor ou que, em se tratando de piadas, os brasileiros têm um jogo ofensivo e aberto, tal qual o seu futebol?

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails